24.12.05

O que Lula falou

O resumão das declarações do presidente Lula está na Veja deste final de ano. Confira:

"Eu me sinto traído."
Em discurso em cadeia nacional de TV, um dia depois de o marqueteiro Duda Mendonça confessar que recebeu dinheiro de caixa dois do PT em uma conta no exterior (agosto)

ANTES DO DILÚVIO
"Diga ao Roberto Jefferson que sou solidário a ele. Parceria é parceria. Tem de ter solidariedade."
Em defesa do então aliado do PTB que, acusado de comandar um esquema de corrupção nos Correios, viria a se tornar o homem-bomba de seu governo (maio)

"Olha para a minha cara para ver se eu estou preocupado."
Respondendo a pergunta de jornalistas sobre se a criação da CPI dos Correios o preocupava, sem saber quanto ela ainda iria preocupá-lo (maio)

A DESGRAÇA DA MENTIRA
"O PT fez, do ponto de vista eleitoral, o que é feito no Brasil sistematicamente."
Sugerindo que o caixa dois não era nada de mais, em entrevista dada em Paris (julho)

"Não posso admitir que companheiros, em nome da facilidade, comecem a terceirizar campanha financeira de um partido. Por isso eu acho que fui traído por todos os que fizeram essa prática condenada pelo PT e pela sociedade brasileira."
Mudando de opinião sobre o caixa dois, em entrevista ao programa Roda Viva (novembro)

"A desgraça da mentira é que, ao contar a primeira, você passa a vida inteira contando mentira para justificar a primeira que contou."
Pensando alto (entrevista de Paris)

A ÉTICA SOU EU
"Ninguém neste país tem mais autoridade moral e ética do que eu para fazer o que precisa ser feito."
Na abertura de um congresso em Goiás (junho)

"Se tem um governo que tem sido implacável no combate à corrupção, desde o primeiro dia, é o meu governo."
Em pronunciamento à nação (junho)

"Neste país de 180 milhões de brasileiros, pode ter igual, mas não tem nem mulher nem homem que tenha coragem de me dar lição e ética, de moral e de honestidade."
Em mais um discurso em homenagem a si mesmo, no Rio (julho)

OOOPS...
"As CPIs têm que funcionarem, têm que apurarem."
Cassando a gramática (julho)

"Eu estou presidente. Mas sou mesmo é dirigente sindical."
Durante encontro com dirigentes trabalhistas (abril)

"Estou pronto para a briga. Também vou entrar no tapume."
Querendo dizer tatame, numa confusão que o antropólogo Roberto DaMatta classificou de ato falho, já que tatame serve para enfrentar uma luta e tapume, para esconder alguma coisa (setembro)

"Esse foco já foi debelado. Matamos todas as reses. Já fizemos as barreiras nas fronteiras em que era preciso fazer. Eu acho que vamos mostrar ao mundo a eficácia e a ação do governo."
Fazendo propaganda do governo no combate à febre aftosa, horas antes de o Ministério da Agricultura confirmar outros três focos da doença em Mato Grosso do Sul (outubro)

"Nigéria e Brasil são os dois países com maior população afro-descendente do mundo."
Durante recepção ao presidente da Nigéria, o general Olusegun Obasanjo (setembro)

O INFERNO SÃO OS OUTROS
"Não estou agindo como o Chávez, mas os meus adversários agem como agiu a Fedecámaras contra o Chávez, tentando fazer golpismo."
Em Montevidéu, na reunião de cúpula do Mercosul (dezembro)

"Vocês não sabem o que é urucubaca."
Querendo dizer que a oposição põe olho gordo em seu governo (outubro)

TRAIÇÃO
"Eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento. Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia e que chocam o país."
Em pronunciamento em rede nacional (agosto)

TRAIÇÃO? QUE TRAIÇÃO?
"O que houve foi que o PT, segundo o nosso Delúbio, fez acordos para que parte daquilo que a gente arrecadasse fosse dado proporcionalmente, em função da bancada dos partidos."
Justificando o "repasse" de 10 milhões de reais que o PT fez ao PL em 2002 e deixando escapar toda a saudade que sente do tesoureiro expulso de seu partido por "gestão temerária" (novembro)

"Eu levaria o José Dirceu para o palanque, até porque nada foi provado contra ele."
Seis dias depois de o ex-deputado ter o mandato cassado por acusação de comandar o esquema de mensalão no Congresso (dezembro)

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima