Maringá vai ganhar marco do Trópico de Capricórnio
Será nesta quinta feira às 11h a inauguração do marco da linha imaginária do Trópico de Capricórnio, que passa por Maringá. O local é na Rotatória do Contorno Sul, PR-317, direção Campo Mourão. A construção da obra foi realizada pela pedagiadora Viapar, com autorização do Departamento de Estradas de Rodagem Paraná.
O monumento é produto do cumprimento da Lei Municipal nº 2.205/87 que “autoriza a eregir marco indicativo da passagem do Trópico de Capricórnio em Maringá”, e que até a presente data não havia sido executado. A solicitação da construção do monumento foi feita pelo vereador Humberto Henrique (PT).
O projeto foi elaborado pela arquiteta Samira Soledad Góngora a partir do desenho original criado pelo professor Jorge G. Villalobos, coordenador do Observatório Ambiental. A idéia do projeto é potencializar um recurso associado á cidade de Maringá, como é o caso da linha imaginária do Trópico de Capricórnio, destacando assim um elemento da paisagem com relevante valor ambiental .
A linha do Trópico de Capricórnio identifica o Solstício [do latim: solstitiu = Sol Parado], pont correspondentes aos extremos máximos do deslocamento do Sol. Assim, o local marca o ponto extremo no sul, a partir do qual o Sol começa seu retorno aparente em direção ao hemisfério norte. Esse ponto extremo assinala o Solstício de Verão, que é nos dias 21 e 23 de dezembro.
No solstício de verão do hemisfério sul (21 de dezembro), o Sol incide perpendicularmente na linha Trópico de Capricórnio. Isso significa que o hemisfério norte está recebendo uma menor quantidade de luz solar; por isso, vive a sua estação mais fria, marcada por dias mais curtos e noites mais longas.
(Do Observatório Ambiental)
0 pitacos:
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.