José Plínio Silva (1936-2005)
Deu zebra - Saiu tudo errado.
Ficar de saia justa - Ficar em situação difícil, sem opção, sem saída.
Forrado - Com dinheiro
Hailu - Estranho
Isso isso - Mesmo
Mala sem alça - Pessoa difícil
Meia lua - Rasteira
Neca de pitibiriba - Nada
Pão com mel - Homem bonito
Saco de batata - Qualquer pessoa gorda
Estes são alguns verbetes do Dicionário de Gíria, de JB Serra e Gurgel, sobre o modismo lingüístico, o equipamento falado do brasileiro. Ganhei o livro do advogado José Plínio Silva, em 2001. Lembro-me que neste ano, estudioso das palavras, buscava a origem da gíria "tira" para designar policial. Ele era um leitor assíduo do Mosaico, o que muito me honrava. Natural de São Joaquim da Barra (SP) e ex-presidente da OAB, tinha uma história em favor de Maringá e em defesa da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Faleceu hoje pela manhã, aos 69 anos.
1 pitacos:
Há pouco buscava saber se havia alguma informação de José Plinio Silva na internet, apenas a titulo de curiosidade. A primeira materia registrada foi essa do Sr. Rigon - José Plinio Silva 1936 - 2005.
Bem, fico muito satisfeito em saber que houve pessoas que conheceram o Dr. Plinio e que tiveram algo extraído de forma bastante positiva. O registro de um desses fato é exposto pelo Sr. Rigon, autor do conteudo inicial postado.
Eu me lembro perfeitamente quando ele recebeu esse Dicionario em casa pelo correios. De fato era uma pessoa que tinha fome de conhecimento, o que ao final o destacava no contexto.
Sou o filho mais novo de José Plinio Silva, e com muito orgulho registro essa informação.
Agradeço-lhe Sr. Rigon pelo registro de uma de suas passagens com meu saudoso pai.
Obrigado!
josé paulo F.Silva
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.