1.12.05

Cooperativa produz soja com sabor superior

A notícia é da Agência Primeira Hora:

A Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), que utiliza 3 mil toneladas por ano de soja para produção de sucos, cremes e extratos de soja, estará produzindo pela primeira vez as cultivares BRS 213 e BRS 257. A utilização destas cultivares no processamento doméstico e industrial da soja permite obtenção de produtos com melhor qualidade e sabor superior. “Como utilizamos uma soja comum na fabricação de nossos produtos, precisamos dar o choque térmico para inativar a lipoxigenase e melhorar o sabor da soja. Nossa expectativa é com a BRS 213 e 257 é conseguir eliminar esta etapa da produção, incrementando ainda mais o sabor dos produtos à base de soja e reduzindo custos”, avalia José Ademir Ranieri, coordenador técnico da Cocamar.
Ano que vem a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibilizará para o mercado interessado em soja para alimentação humana uma cultivar de soja de sabor mais adocicado que as tradicionais. A cultivar, que ainda está em fase de registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Mapa, estará disponível para multiplicação de sementes na próxima safra.
O novo produto foi desenvolvido por intermédio do cruzamento genético tradicional, portanto, sem a utilização da biotecnologia. “Essa soja é mais doce porque conseguimos cruzar várias plantas com características desejáveis como maior teor de sacarose e de ácido glutamínico que melhora o sabor. Mesmo tendo a presença da enzima lipoxigenase que confere gosto de feijão cru à soja a nova cultivar tem o sabor bastante agradável, conforme verificamos em testes sensoriais”, explica a pesquisadora Mercedes Panizzi, da Embrapa Soja.

1 pitacos:

Anônimo,  22:12  

Tá parecendo programa do Fabetti e do Pucca!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima