25.11.05

Mangueirinhas enfeiam o Natal em Maringá

As mangueirinhas luminosas (dizem, adquiridas por US$ 0,20 na China e vendidas a R$ 20,00 o metro linear), colocadas em parceria pela Acim, Sivamar e Prefeitura Municipal de Maringá, foram acesas na noite desta quinta-feira. Oficialmente, seriam ligadas na sexta, mas, como é o povo quem vai pagar na taxa de iluminação pública, decidiram ligá-las mais cedo.
Torço para que elas sejam retiradas o mais rápido possível - não por agredir um ser vivo, ou mais de um, já que em algumas árvores foram arrancadas samambaias, liquens e até orquídeas para colocá-las. O motivo vai além da agressão ambiental. E também não é por que gastam muita energia (cada árvore, em média, gasta o equivalente a oito postes com lâmpadas de mercúrio, segundo a própria prefeitura).

O motivo deveria ser outro: é que as mangueirinhas simplesmente são horríveis, enfeiam o ambiente natalino. Só vendo para concordar: elas foram colocadas numa parte da copa, não seguem um padrão de design, e não são ligadas entre si. A ligação é feita por quilômetros de fiação elétrica, deixando o ambiente verde de Maringá completamente desfigurado, recheado de fios, pra cima, pra baixo, pro lado.

Salvam-se as armações de ferro colocadas defronte o Aspen Park. Ali dá para se ter uma noção do que poderia ter sido feito para ficar mais bonito: a iluminação nas árvores "desaparecem" ao lado das armações, que representam anjos (confira a foto ao lado; se clicar, ela aumenta).
Esteticamente, as mangueirinhas mataram o espírito natalino. Além, claro, de prejudicar as árvores.

Uma ONG ingressou ontem com ação civil pública, pedindo liminar, para a retirada das mangueirosas, por infringirem a legislação ambiental. O assunto está no jornal Hoje Maringá desta sexta-feira.

Como diria Caetano Veloso, chamei de mau gosto, mau gosto o que vi nesta noite.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima