19.9.05

Mosaico (terça)

Alguns homens se esquecem de tudo, menos de serem ingratos – Alcorão

Complicador
O fim do foro privilegiado para ex-ocupantes de mandato público complica a situação de alguns maringaenses, como o ex-prefeito Jairo Gianoto.

Números
Colocaram Maringá de pernas por ar por causa de 28 homicídios (na verdade, por causa de um latrocínio).
Campo Mourão, que tem pouco mais de 25% do número de habitantes de Maringá, já registrou 38 assassinatos este ano. Londrina já bateu em 101 homicídios.

Bom exemplo
A campanha pelo fim da violência no trânsito maringaense é provavelmente a mais útil feita nos últimos tempos.
Foz do Iguaçu, por exemplo, dá um banho em Maringá em homicídios (beirava os 200, no final de semana), mas Maringá ganha em mortes no trânsito (no primeiro semestre foram 24 em Foz e 36 aqui).

Números
A passeata reuniu 5 mil, de acordo com O Diário, e 6 mil, segundo o Hoje. Em seu site, a Acim diz que foram 10 mil.

Jornalismo
A repórter da TV Cultura, que entrou ao vivo no telejornal Hoje, na sexta, para falar da passeata contra a violência, em nenhum momento informou que os autores do latrocínio já haviam sido presos.

Soou o gongo
O novo PMDB enfrenta-se com o diretório dissolvido.
A provisória-interventora alugou sala no Transamérica e ingressou na Justiça querendo os documentos do “velho” PMDB.

Rolo
A implantação da Frangobras em Campo Mourão virou uma novela, com a mistura de interesses comerciais e políticos.
Amanhã haverá audiência pública para tratar do caso.

Matrimônio
Marco Lago e Josi Buzato casaram-se em bela cerimônia, sábado passado.

Ditado
O caso da Frangobras, cuja sede é em Maringá, é típico daquela máxima popular: contaram com o ovo no do frango.

180 graus
O PT sai das urnas, em Maringá, completamente mudado.
Depois de 3 anos, sai da presidência o grupo considerado mais radical. Assume o partido o grupo defende Lula e que venceu as eleições de 2000 com José Cláudio mas que, durante seu governo, não esteve no comando do PT.

Memorex
Lembram-se que houve até greve contra o Governo Popular, tendo à frente o presidente do próprio PT, Claudemir Romancini?

Ranking
O ex-prefeito João Ivo Caleffi foi o segundo mais votado, em Maringá, na disputa pelo PT estadual.
Houve quem apostasse que ele ficaria em quarto lugar.

Sobra
É aguardada, para até o final do mês, a formação do Psol na cidade.
O partido de Heloísa Helena se aproveitaria das conseqüências da eleição no PT.

Mais encrenca
Claudemir Romancini, depois do insucesso nas eleições internas do PT maringaense, corre o risco de ter sua candidatura a presidente do Sismmar impugnada.
Mas sas dores de cabeça só estão começando. A compra de computadores em sua gestão na Capsema vai agravar a situação.

Preservativos
A prefeitura de Maringá realizou pregão para comprar 20 mil camisinhas (lubrificado, 52mm) e 1.050 preservativos femininos (de poliretano lubrificado com óleo de silicone).

Na matemática
As chances de o deputado José Borba (PMDB) ser cassado são de 59%, de acordo com pesquisa do Instituto Doxa, de Belo Horizonte, publicada no final de semana no Correio Braziliense.

Pensa nóis bobo
No programa de seu sócio, ontem, o deputado Ricardo Barros voltou a apostar na ignorância de seus interlocutores e disse que Severino Cavalcanti, o do mensalinho, está sendo perseguido porque pediu a cassação de colegas.
Barros deve estar morando em Marte. Severino, em entrevista à Folha de S. Paulo, passou a defender a não cassação de deputados – daí veio o bate-boca com Gabeira e a denúncia de extorsão.

Vídeo
O empresário Buani, dono do restaurante e que iniciou o processo de expurgo de Severino da política brasileira (faltam outros, mas tem que ir com calma), será entrevistado hoje por Jô Soares.
Será que sua mulher vai?

Associação
Não é só no Sismmar que a coisa pega fogo: fervem os bastidores das eleições de novembro para a Associação dos Funcionários Públicos Municipais, presidida há trocentos anos pelo vereador Dorival Dias.
Marcelo Mazarão é o nome mais forte na disputa. Dizem que, se se juntar com João Fragoso, Dorival acaba desistindo da candidatura.

Políticos
O pastor Nilton Tuller, que já foi vereador e secretário municipal, fez duras críticas aos políticos, por ocasião da passeata do basta à violência em Maringá.
Tuller, quando vereador, foi o autor de uma homenagem (Título do Mérito Comunitário) ao ex-prefeito de Goioerê, José Paulo Novaes (93/96), que na semana passada foi condenado a 3 anos e 6 meses de detenção por ter sido um péssimo político: fazia compras sem licitação. Esta foi sua segunda condenação e ele está com os bens indisponíveis.

Peemedebista
Karina Somaggio, a ex-secretária de Marcos Valério, filiou-se ao PMDB de São Paulo e será candidata a deputada federal.

TROVA Ralhando com seus porquinhos,
a porca, mãe exemplar
vendo-os, assim, bem limpinhos...
- Já pro barro se sujar!
(Amália Max)

A NEGLIGÊNCIA, O CRIME
E O PMDB

As dezenas de faixas encomendadas pela Acim para a passeata contra a política de segurança pública do governo Requião estão agora espalhadas por vários próprios públicos de Maringá. Chamam a atenção as faixas que cobram diretamente o governador ( "Governador, chega de negliência, olhe por nós" e "Senhor governador, o maior crime é a falta de segurança", acima, são apenas duas delas) colocadas na cerca da UEM, cujo reitor é presidente-interventor do PMDB (o mesmo partido do "negligente" e "criminoso" Requião), Gilberto Pavanelli, que também participou da passeata que protestou contra o governo dirigido pelo PMDB.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima