Mosaico (sexta)
Todas as grandes verdades começam como blasfêmias – George Bernard Shaw
Must
O Tribuna Livre, programa comandado por João Cioffi (quartas, 21h-22h), na RTV Canal 10, voltou com tudo.
Das 12 participações na quarta passada, 11 criticaram Silvio II por não cumprir as promessas de campanha; o único que o defendeu fez ressalvas.
Zé Promessa
Além de abrir a palavra aos cidadãos, Cioffi dá um colorido ao programa veiculando promessas de campanha. O espectador, ao mesmo tempo que se irrita, se diverte.
Passou, por exemplo, Silvio II garantindo que, assim que fosse eleito, os postos de saúde funcionariam até as 22h e o NIS do Alvorada seria pronto-atendimento 24 horas. Ele dizia que isso é possível, bastava apenas votar nele.
Céu aberto
Outra imagem interessante da campanha passada mostrou Silvio II e o vereador Zebrão (PP) na praça Farroupilha, prometendo a urgente instalação de um banheiro público.
Aí mostrou-se a mesma praça, na quarta de manhã: um idoso mijava no pé de uma árvore, enquanto as pessoas transitavam.
Prioridade
Dinheiro para o desfile de 7 de Setembro não tem, mas para a aquisição de 150 mil metros de lâmpadas, isto tem.
A prefeitura vai dispender cerca de R$ 500 mil com a campanha de Natal.
Oficial
Nasce mais uma liga esportiva: a Liga de Futsal da Câmara Municipal de Maringá.
Estágio
Há algumas semanas o presidente da Acim, Ariosvaldo Costa Paulo, acenou com a cessão de estagiários para ajudar o trabalho burocrático das polícias Civil e Militar.
Seriam 30, no total, mas passados quatro meses ninguém fala mais no assunto.
Distância
Na última sessão presidida por Severino Cavalcanti, o Breve, notou-se a ausência do maringaense Ricardo Barros ao lado do homem.
Presente
O Factorama publicou a foto em que Silvio II aparece presenteando Severino Cavalcanti, o Professor, com um pacotão.
É claro que seus assessores não vão esclarecer, mas o pessoal gostaria muito de saber se o presente saiu dos cofres públicos ou do bolso do chefe e, principalmente: o que é?
Boca fechada
A impressão que se tem é que assessores de Silvio II vêm sendo proibido de dar certos esclarecimentos.
A coluna, por exemplo, recorreu ao ouvidor Fugii (que, antes de assumir o cargo, era amiguinho) sobre a cobrança de 10% no Refis por parte dos advogados da prefeitura e a resposta, prometida para “cinco minutinhos”, não havia chegado até ontem, uma semana depois.
Adeam
Eleito por aclamação em 1979, Alberto Contar foi presidente da Associação de Defesa e Educação Ambiental de Maringá até meses atrás, quando adoeceu.
Hoje ele é jurídico da entidade, uma das primeiras surgidas na defesa do meio ambiente.
Intrigante
O atual presidente da Adeam é Gilberto Sentinela, fiscal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Ou seja, ao mesmo tempo que ele preside a entidade, tem o poder de multar em nome de um órgão público.
Em Curitiba, por telefone, fonte do IAP considerou o fato moralmente questionável.
Boa notícia
"A arte de viver e ser feliz", do professor maringaense Luiz Alexandre Solano Rossi, depois da América Latina, vai chegar ao Oriente.
Ontem a Editora Paulus informou que, depois do espanhol, a obra está sendo traduzida para o coreano.
Convocação
Ainda não foi publicado edital convocando as eleições para a Associação Maringaense de Imprensa.
Eleições 2006
O PC do B realiza encontro no final de semana, em Curitiba, para começar a definir o quadro de candidaturas para as eleições do ano que vem.
O novo presidente do partido em Maringá, Humberto Boaventura, estará presente.
Emblemático
O ex-governador Paulo Maluf escapou, anos atrás (o que é um pleonasmo), de ser atingido por uma paeja estragada, na festa de aniversário de seu ex-pupilo Ricardo Barros.
Mas não escapou de puxar uma cadeia em São Paulo.
Palco
A prefeitura de Maringá pretende gastar R$ 2,5 mil com locação de palco (de 12 por 9 metros) para a Festa das Nações deste ano.
Vídeo
Dr. Batista vai aparecer, na próxima segunda-feira, no programa eleitoral do PTB.
O programa terá 20 minutos de duração, em rede estadual de rádio e televisão.
Sigla
Ex-governador do Distrito Federal, o senador Cristovam Buarque filia-se hoje ao PDT.
Foi o jeito
Elizabeth Tinelo, portadora de esclerose múltipla degenerativa (é amputada, inclusive), não suportou a piora na saúde pública de Maringá: com dificuldades para o tratamento, mudou-se para Cuiabá – onde, felizmente, a estão tratando bem.
Transparência
O Brasil é um dos países cuja Constituição garante a qualquer pessoa acesso à informação detida pelo Estado. A Constituição obriga aos agentes públicos a obedecerem ao princípio da publicidade, em outras palavras: darem conta do que fazem.
Quanto mais bem informado o cidadão, melhores condições tem de participar dos processos decisórios e de apontar falhas. Isso realimenta o sistema, garantindo maior eficiência, menos corrupção e escândalos. Dar transparência aos atos da administração pública é a forma da população conhecer como seus representantes estão aplicando os recursos públicos.
(O texto acima está no site Controle Social, do governo do Estado. Seria interessante que ele pudesse tocar a direção da Câmara Municipal de Maringá, que sistematicamente tem dificultado o acesso a informações públicas)
NA RENÚNCIA
Queria saber o que o Bicudo estava fazendo ali.
1 pitacos:
Acredito que a nova liga será formada pois o estilo de um treinado da "Equipe John" não é aceito pelas ligas da cidade. Olha a informação postada no Factorama.
"Sabado 17/9/05 acompanhava alguns jogos de futsal no Ginásio do Colégio Marista. No campeonato organizado pela Liga de Futsal de Maringá, estava ali presente o Aldi Mertz (bem magrinho por sinal) a maioria dos jogadores eram crianças abaixo de 15 anos, divididas em várias categorias.
Foi interessante ver as equipes todas uniformizadas, os técnicos gritando, pais torcendo como malucos a cada lance de seus filhos. Melhor do que assistir um jogo do Galo Maringá.
Um fato lamentável ocorreu quando o técnico da “Equipe John”, na camiseta dele estava escrito o nome “Biro”, foi espulso da quadra e do Ginásio pois xingou um jogador do seu próprio time e ainda bateu boca com os árbritos. O termo utilizado com a criança foi algo como “seu pau no...).
É lamentável que o Presidente da Câmara de Maringá coloque para treinar o seu time uma pessoa deste nível. Esporte é vida, é saúde, mas que tipo de criança estará sendo formado nas mãos de um profissional como aquele.
Acredito também que o conselho dos profissionais de educação física também poderia tomar uma medida. Isto é, se o indivíduo for formado em Educação Física, o que parece pouco provável.
Mais terrível é se o time pessoal dele estivesse sendo bancado com dinheiro público, ou seja (o Biro fosse assessor dele). Reparei também que o Biro estava com um "van" e transportava as crianças para os jogos."
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.