Mosaico
Nós matamos o tempo, mas ele nos enterra – Machado de Assis
Previsão
A semana promete ser agitada.
Vídeo
O empresário Willy Taguchi apareceu em rede nacional na noite de quinta-feira.
Ele foi mostrado no horário eleitoral gratuito do PMN, partido que preside no Paraná.
Especialização
Sobre Willy: esta semana ele se inscreveu no curso de Políticas Públicas da UEM, para fazer sua segunda especialização.
Curtinha
Tem uma palavrinha de três letras que pode causar um terremoto na cidade.
Quem?
Uma das propostas feitas ao secretário-geral do PMDB do Paraná, Luiz Cláudio Romanelli, para a transição no diretório de Maringá, era nomear o professor Cláudio Ferdinandi para comandar a provisória.
Romanelli quis saber quem era Ferdinandi, ex-secretário municipal de Said Ferreira e um dos peemedebistas mais antigos do partido.
Boa idéia
Lindolfo Júnior, coordenador do Movimento Maringá Sem Violência, vai sugerir que a inscrição “Se beber, não dirija” passe a ser veiculada nos cardápios de bares e restaurantes, nos cartões de consumação de casas noturnas e nos panfletos de divulgação de shows, a exemplo do acontece nos maços de cigarros.
Senado
Amigos (e adversários) querem ver o promotor Cruz candidato ao Senado.
“Pelo menos ele fica oito anos longe de Maringá”, justificou o autor da idéia.
Troca-nome
Alguém precisa avisar o vereador Odair Fogueteiro que o delegado-chefe da 9ª SDP chama-se Marcolino e não Marcolin.
Na visita do delegado à câmara, ele passou o tempo inteiro chamando Marcolino de Marcolin.
Sonho
Aliás, Odair Fogueteiro tem um sonho.
Tomar de seu amigo (?) dr. Batista o cargo de presidente do PTB.
Intrigante
Domingo passado foi veiculado na mídia local uma matéria sobre a dificuldade de realização de transplantes renais e, no entanto, o Hospital Santa Rita está comemorando ter ultrapassado a realização de mais de 200 transplantes de rim.
Quem será que realmente não está fazendo a sua parte?
Sobrando
Além de colocar câmeras tipo Big Brother e encomendar 23 laptops, a câmara de Maringá trocou todas as cadeiras da casa.
As antigas, confirmam funcionários, estavam novinhas.
Nomeado 1
No último dia 17 o ex-secretário municipal Paulino Heitor Mexia foi nomeado novo chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná.
Ele substitui Helverton Luis Corino.
Nomeado 2
José Ciska Gonçalves de Oliveira foi nomeado, em julho, chefe do Posto de Trânsito da Ciretran de Maringá.
Substitui a Júlio César Adamhsuk Bella.
Aposta
Há quem aposte que o novo sistema do Programa de Saúde da Família não vai resolver o problema crucial da saúde pública maringaense.
É pagar pra ver.
Hoje no WD
O jogo de hoje entre Paraná Clube x São Paulo promete ser um verdadeiro duelo. Em campo grandes estrelas do futebol nacional. De um lado o São Paulo luta para subir na tabela, de outro o Paraná Clube vai pra cima tentando ficar entre os primeiros do campeonato.
Uma das expectativas do torcedor é ver Rogério Ceni, o goleiro artilheiro, cobrando faltas.
Manutenção
E o STF confirmou a redução do número de vereadores em todo o país.
Para a contrariedade de Luiz Fabretti, que em seu programa de televisão criticou o fato de o Ministério Público se intrometer em política.
Metropolitano
Elnio Pohlman, o Apucarana, mudou o nome de sua principal publicação, o Jornal dos Municípios.
Agora é Metropolitano.
Quem diria
E Lula imitou o ex-presidente argentino Arturo Frondizi, que em março de 1962 disse: “Não me suicidarei, não renunciarei e não deixarei o país”.
Veneno
O jornalista Jorge Bastos Moreno, a respeito da acusação do presidente Lula de que a oposição põe veneno na crise, deu nome às drogas venenosas: Buratti Retard, Delúbio Sublingual, Dirceu Intravenoso, Silvinho Supositório, Waldomiro Spray, Genoino Aerosol, Marcos Valério Em Capsula e Professor Luizinho Meia-Dose.
Estado e imprensa
Do ministro Celso de Mello, do STF, ao mandar arquivar processo contra jornalistas:
“A livre expressão e manifestação de idéias, pensamentos e convicções não pode e não deve ser impedida pelo poder público nem submetida a ilícitas interferências do Estado”.
Redução
A vereadora Marly Martin (PFL) é autora de projeto que limita em 1% da receita municipal o investimento em propaganda oficial.
Até o final de seu primeiro ano como prefeito, Silvio II deve igualar o que o PT levou três anos para gastar.
Fica
Ao contrário do que anunciaram, o gabinete do fiscalizado (Silvio II) na casa dos fiscalizadores (vereadores) permanece firme e intacto.
E não há previsão de que seja desativado, por mais constrangedor que seja.
Medicina
Dr. Batista continua realizando suas palestras sobre medicina preventiva.
Na semana passada, fez sucesso ao falar para funcionários e estudantes de uma faculdade local.
Cartão
Dom Jaime Luiz Coelho envia cartão de agradecimento. Agradece a repercussão da reportagem sobre seu Corcelzinho, publicada na última Página 9.
Surpreendendo
O advogado Marcos Capellazzi, virtual candidato a deputado federal pelo PPS, aos pouquinhos firma o nome.
Tanto que já recebe assédio de outros partidos.
Entrevistado
O ex-prefeito João Ivo Caleffi foi entrevistado no Jota Show (RTV, 23h30-0h30) da última sexta-feira.
Ele é candidato a presidente regional do PT.
Com o adversário
João Alves, vice-presidente do PMDB, diz em entrevista ao Hoje que Silvio II, do PP, vai ficar 8 anos na prefeitura – seria o primeiro prefeito a se reeleger.
Afirmações deste tipo ajudam a fazer o PMDB maringaense o mais estranho do Paraná – além, claro, de afastar eventuais nomes que desejem disputar a prefeitura.
Nos EUA
A penúltima edição da revista Página 9, que traz a imagem de Nossa Senhora Aparecida na capa, foi parar até nos Estados Unidos, levada por fiéis que vieram a Maringá ver o que acontecia na casa no Jardim Liberdade.
Queda
As salas de cinema devem fechar o ano com 20% menos freqüência que o ano passado, no Brasil, segundo a Federação Nacional de Empresas Exibidoras Cinematográficas.
Os dois filmes que mais levaram gente às salas foram Os Incríveis e Madagascar.
Dedicatória
Poema de Paul Eluard, cujo título não consegui descobrir:
No dia do juízo final
os justos subirão aos céus
numa carruagem de fogo
escoltados por anjos e querubins.
À frente deles,
as prostitutas,
pelo muito que amaram.
Música
A coluna foi redigida ao som do Squeeze.
MAGNÍFICO PODER
O reitor da UEM Gilberto Pavanelli foi o personagem universitário-político da semana passada, dado o propósito de presidir um partido político. A súbita queda pela política deu-se coincidentemente pelo partido que está no governo, o PMDB. O fato de não ter militância partidária é, segundo ele mesmo, neste momento político, "um atributo, não um defeito".
Na sexta-feira ele contou que o governador Roberto Requião lhe disse, certamente com a mão no ombro, que fica bem: "Você vai ser a pessoa de confiança do governo do Estado em Maringá!". Seria o diretório do PMDB uma espécie de posto avançado da governadoria? Teria Requião esquecido que o partido tem um deputado federal e até vereadores eleitos por aqui? Osmar, Rubens Bueno e Alvaro Dias sabem disso?
Determinado, ontem pela manhã ele agendou uma reunião com peemedebistas que ocupam cargos de confiança no Estado. O local da reunião era uma incógnita até o fechamento da coluna, sexta à noite. O convite foi feito pela sua futura vice, Adelaide Colombari, chefe do Núcleo Regional de Educação, e que ocupa o cargo, já ocupado na gestão Jaime Lerner, com apoio de Cida Barros. Na fotomontagem aacima, uma brincadeira mostra o instante que antecedeu a transformação do reitor em velho peemedebista de guerra.
CONFERINDO
Uma das figuras mais capazes (e, para muitos, até a mais simpática) da administração municipal, Luis Miura tem mostrado trabalho. Ele foi flagrado vendo as famosas fotos de João Mário, em que ele próprio passa por cima de um carro estacionado irregularmente, que estão na última edição da revista Página 9.
ROCK
O vocalista Dinho (ao lado)está em estúdio gravando o novo disco do Capital Inicial. Nele, tocam com a banda original de Renato Russo com os irmãos Lemos, o Aborto Elétrico. Quem quiser curtir o som do Capital tem a oportunidade na próxima sexta, no Chico Netto.
VISITA
Quinta-feira o deputado Luiz Nishimori recebeu em seu escritório a visita do presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, que falou a outros tucanos.
0 pitacos:
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.