30.7.09

Cena maringaense

Leitora conta o que lhe aconteceu na noite da última segunda-feira, em Maringá:

- Meu carro estava estacionado na av. São Paulo, sentido av. Brasil, diante do Avenida Center. Chovia muito na hora e eu estava voltando para o carro quando fui abordada por dois flanelinhas que - veja bem, estavam debaixo da chuva (que dedicação!) - pediam dinheiro por terem cuidado do carro. Quando cheguei, cerca de 40 minutos antes, nem vi o “grupo” de quatro homens “trabalhando” por ali, portanto não “contratei” serviço de guarda. Em minha opinião, para “cuidar” de carro embaixo de chuva é muito estranho, muito zelo e talvez desespero. Não dei ouvidos e entrei rapidamente no carro. Liguei, olhei pelo retrovisor e não vinha nenhum carro. No entanto, quando comecei a sair, coincidiu que uma viatura da PM trocou de faixa justamente no momento em que estercei. Quase deu batida, mas sorte que não aconteceu nada.
A viatura emparelhou comigo e a mulher policial, co-piloto, pediu que eu abrisse o vidro. Atendi e então ela começou a dar um pito, perguntando como não vi a vitura toda iluminada, que tinha que prestar atenção. Então falei que havia uns flanelinhas e me sentia ameaçada. Os policiais nem deram ouvidos e a mulher continou o pito. Preferi ouvir, ficar quieta e seguir meu caminho, que por coincidência era o mesmo que a viatura seguiu. Eis que, quando chegamos no cruzamento da São Paulo com a XV de Novembro, a viatura furou o sinal vermelho no maior exemplo de atenção no trânsito. E, pela baixa velocidade em que circulava, os policiais estavam fazendo ronda, nada de urgente. O que me espantou foi o fato de a ameaça dos flanelinhas nem ter chegado à percepção (apesar das palavras) da policial. O mais “importante” para a policial naquele momento era dar a bronca chamando a atenção para o bem dirigir. A viatura era a 8458.

26 pitacos:

Anônimo,  19:36  

"Guardinha" de trânsito, policial militar, êta pessoal arrogante e iludido com o poder concedido.
Já ouviram aquele ditado que diz: "A pior jaula é a farda"...?
Pois é...

Abruzzi,  20:02  

Isso se chama abuso de autoridade...nunca aconteceu comigo, espero não acontecer...pq se não vai dar B.O. Meus sentimentos pelo acontecido com vc..

Anônimo,  20:46  

Devia ter filmado com o celular e colocado no blog, prá ver a cara desses trogloditas.
Se tivessem a mesma arrogância prá combater a criminalidade, a cidade tava bem melhor.

Anônimo,  20:53  

São as "otoridade" em ação. Só porque portam uma arma acham que fazem parte da Swatt. Vão prender bandidos meus filhos!

Anônimo,  20:57  

Mas enfim...
E o pito, foi válido?

Anônimo,  21:59  

Essa é a a nossa policia militar. Tirar gato de arvore, socorrer viaturas de politicos, escoltar autoridades, nisso tudo eles são otimos. Mas fazer o minimo necessário para cuidar de nossas familias, ruas, casas, bens (pelo qual são pagos), ha pra isso eles não servem mesmo.
Por isso que são tão desrespeitados pelos flanelhinhas, pois os flanelinhas sabem que a PM é fraca.

josé roberto balestra 22:53  

Rigon, lamentável o fato aí.

A propósito, eu gostaria de recomendar ao Comando da PM local (que certamente irá apurar a denúncia com viatura identificada.) para que busque entendimento do comportamento da policial no livro "BLINK - A decisão num piscar de olhos", de Malcolm Gladwell (Edit. Rocco).

No livro o autor enquadraria esse triste episódio aí, como sendo de deficiência da policial em não saber "FATIAR FINO" o problema que se lhe apresentava, ou seja, ela não soube ler a mente da senhora que lhe reclamava, não obstante o acidente material "quase ocorrido". Os flanelosos certamente ficaram felizes... e reincidirão sempre!

Nas páginas 185 a 192, há um capítulo intitulado "Sete segundos no Bronx: a delicada arte de ler a mente", onde o autor descreve um exemplo de abordagem equivocada da polícia americana (Nova Iorque), e os três erros fatais cometidos pelos quatro policiais, que pelo óbvio do que aqui conto, terminou em tragédia: um inocente morto (gago) e quatro policiais encalacrados com a Justiça...

A sociedade ficou tão revoltada com o ocorrido que até o cantor Bruce Sprinsteen compôs uma canção intitulada "41 tiros", com um refrão que, traduzido, diz "Você pode ser morto apenas por viver na sua pele americana".

Valerá o esforço do Comando se for lido ao menos esse capítulo do livro... É marcante!

Vladimir Eduardo,  08:03  

Eu lamento muito pelos dois tristes episódios que você passou naquele dia. Primeiro, pela insegurança em ser abordada por esses vândalos marginais; segundo, pelo pavor de ser ignorantemente abordada por esses incapacitados policiais. Não sei o que é pior!
A sensação é de que nós, cidadãos comuns, somos inferiores e que pessoas como essas, quando investidas em uma farda, são serem acima da lei.
Meu consolo é saber que ainda há policiais bons. Pena que esses bons policiais não aparecem para nos ajudar em casos como esses, pois estão trabalhando, não passeando com o carro público.
êta povo brasileiro. Que tristeza me dá!

Anônimo,  09:08  

Sorte sua desta abordagem não ter acontecido de arma em punho, pois ja aconteceu comigo bem na avenida tamandaré e na abordagem havia também uma policial brincando de mocinha.
pois foi uma abordagem bem simpatica, eu estava com a moto da minha firma bem identificada por sinal, estava seguindo na avenida prudente de moraes quando fui fechado pela viatura uma parati
dela sairam quatro policiais sendo um feminino talves esta sitada ai todos com arma em punho, lendo sua nota me arrependi de não ter processado esses funcionarios publicos que pareciam pitbul até rangiam os dentes acho que brincando de super heroi ou imaginando ser, sei lá alguma coisa.como diz meu filho putz grilo.
obs: existem otimos policiais também, conheci um O ABELARDO.

Anônimo,  09:22  

Já aconteceu algo parecido comigo, um policial quase bateu no meu carro por virar a rua rapidamente e invadir a contramão, falou q eu era quem tava na contramão, me agrediu verbalmente q tinha mais o q fazer do q perder tempo comigo e tinha q atender um acidente com vítima e ficou me atormentando e não foi atender quem realmente precisava, e ainda me multou pq eu tirei o carro pra não bater e ele disse q quase teve que subir na calçada e q eu estava dirigindo sem atenção, q fiz manobra perigosa e etc., entrava em contradição eu reclamei e depois ele disse q só me multou pq não concordei com ele, se tivesse assumido o erro talvez nem me multaria.

Anônimo,  09:47  

Tambem qualquer semi-analfabeto passa no concurso da Pol. Militar, tem q fazer igual a Pol. Federal comecar a limpar estes "Jumentos" no inicio, ou seja, no concurso publico. Outra coisa: Policial nao pode ser barrigudo devia ter controle sobre as panças deles.

Anônimo,  10:28  

QUERO AKI TBEM DEIXAR MEU PROTESTO, NAO SOU DE MARINGA MAS TODA VEZ QUE ME DIRIJO A MARINGA JA VOU PENSANDO O QUE TEREI DE PREMIO; 1 MULTA DOS AGENTES MUNICIPAL DE TRANSITO, 01 MULTA DOS PARDAIS, 01 MULTA DE ESTACIONAMENTO, 01 RISCO NA LATERAL, 01 RETROVISOR QUEBRADO, 01 CHUTE NA PORTA (POR NAO PAGAR A ZONA E FAZ BEM JUZ AO NOME "ZONA" EXTRA AOS FLANELINHAS). MARINGA A COISA TA FEIA EM MARINGA.

Anônimo,  11:00  

Sabe esses badidos que age na cidade tem conhecimento da fragilidade da polícia. Em relação aos flanelinhas a prefeitura deveria usar o poder de polícia e fazer um arrastão levar todos para o Chico Neto e identifcar todos, pois vai prender muitos foragidos de outros Estados.
Acabar com essa ilegalidade a prefeitura tem como é só agir, mas pelo visto falta vontade política, na verdade, somos reféns dos flanelinhas.

Anônimo,  11:01  

policial dando pito na rua??? outro dia vi um policial rodoviário parar no semáforo do cruzamento da av. colombo com a av. pedro taques descer do carro e ir dar pito no motorista de um caminhão! e pior, gritandoooooo!
cenas maringaenses! e q cenas!

Cássia Ferro,  11:44  

A pior coisa que pode acontecer numa sociedade é dar poder a pessoas despreparadas para exercê-lo.
1.Infelizmente nos Poderes instituidos do nosso país é onde se encontra esse tipo de gente.
2.Não podemos generalizar que, na Polícia Militar ou civil, todos são trogloditas e truculentos, porém basta uma estar com TPM para estragar o dia de um contribuinte e resultar em reclamação no blog.
3. Essa policial que quis dar um "pito" no(a) Cidadão(ã) se esqueceu que estava extrapolando seu papel dentro de sua função.

Vaca,  13:21  

É, Maringá , Maringá, desde quando os POLIÇA pegam bandido? o negócio é chutar cachorro morto, ou então recuperar carro furtado que já foi achado pela população abandonado, serviço DIFÍCIL!.

Anônimo,  13:53  

Interessante que aqui todo mundo esculacha a policia, mas quando a casa de alguem estará sendo assaltada, para quem vcs irão correr?

ROGER

Anônimo,  15:05  

O Mais dificil `e que essa "policial nao deu importancia aos flanelinhas por que sera???? Outro dia fui a um velorio no Prever, tentava estacionar meu carro em uma vaga pequena, mas na certeza que conseguiria, os carros que estavam atras de mim todos pacientemente esperaram respeitando o fato de eu estar manobrando, quando sai, do portao do cemiterio, o GUARDINHA PORTEIRO me dando bronca e dizendo que eu deveria sair dali rapido e nao atrapalhar os tres carros que me aguardavam manobrar, disse a ele que se ocupasse de seu posto e nao da rua em frente a casa de velorios ele comecou entao a falar coisas como se mulher ao volante etc e tal! estacionei o carro na vaga, desci, agradeci a espera dos demais e me virei para o guardinha e disse: PORTEIRO NAO `E GUARDA DE TRANSITO! TE ESQUECERAM DE INFORMAR! ele ficou esbravejando!!!Acho que esses caras nao sabem suas verdadeiras funcoes isto sim! SOCORRO CURSO NELES!!!!!!

Anônimo,  15:17  

Tenta passar num concurso então..vai ter um agora...vamos ver se vc consegue...
E mais, como as pessoas que estão errada ficam criando mil e uma desculpas...
Quando eu trabalhava no trânsito, nunca vi uma pessoa sequer receber multa pelo seu erro não dar desculpas e inventar mentiras para não ser multado...
Povo de 3º mundo não gosta de estudar, trabalhar e principalmente de cumprir leis...
Esse é o Brasil!!

Petrúcio,  17:34  

Ano anônimo das 13:53 - A polícia existe para policiar, proteger o cidadão, reprimitir e combater a bandidagem. São essas, suas principais funções. Porém, dar "pito" em cidadões, essas não é seu papel dentro de suas funções.

Patricia D,  11:13  

A viatura era a 8458..... ta facim de achar...
so basta querer...

Anônimo,  15:39  

Sabe por que as pessoas não reclamam????
Reclamar para quem ??? Eles tem a lei e nos temos os tributos !!!!? Alguem conseguiu ver quem avaliou seus recursos de multa ou foi ouvido com dignidade quando precisou da policia ??? Nos somos tratados com desdem pois eles são He man (tem a força) e nós o dever de pagar para eles existirem . Desculpem o conformismo mas...tem outro jeito ?????

Anônimo,  22:26  

Chamar a polícia prá assalto de residência, não perde tempo não.

Anônimo,  14:13  

Marcos Antonio W.....
Pô!!! Ninguem precisa da Policia, então por que quando a agua bate na bunda a primeira coisa que vem em mente é 190??? Se voce foi maltratado por um policial, anote o prefixo da viatura, identifique os PMs e va até o camando. Agora todo mundo que reclama da Policia nunca estava errado, inclusive os pogos em flagrantes. A proposito eu não sou Policial, mais Policial tem sim que fazer abordagem de arma em punho. É melhor uma arma nas mãos deles do que nas mãos dos flanelinhas. Eu precisei, e se não fosse eles minha familia estaria em desgraça.

Anônimo,  23:54  

Sou de Paranavaí, e estava saindo de Maringá.
Chegando próximo à Av. Paraná, estavam dois policiais, que simplismente apitaram para que o trânsito parasse, e eles passassem, e estavam somente eles.
achei um abuso da parte deles...

Anônimo,  22:09  

eu sou policial e afirmo que não existe a viatura 8458.
tem algo errado...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima