2.12.08

Frota maringaense passa dos 201 mil veículos


Agora é oficial: a frota de veículos em Maringá passou da barreira dos 200 mil e chegou, ao final de outubro, a 201.430 automotores, segundo números do Detran. É a terceira maior do Estado, atrás de Londrina (248.913) e Curitiba (1.090.966); a diferença é a proporção entre o número de habitantes e o número de carros licenciados em cada cidade. Em Curitiba, tomando-se por base os dados do IBGE, são 1.797.408 habitantes, o que equivale a um veículo para cada grupo de 1,7 pessoa. Em Londrina, com população de 497.833 pessoas, a proporção é de um veículo para cada grupo de duas pessoas. Em Maringá, com população estimada em 325.968 pessoas, a proporção é surpreendente: um veículo para cada grupo de 1,6 pessoa.
Quando se trata apenas de duas rodas (motocicletas, motonetas e ciclomotores), os números arrepiam: em Londrina, é uma moto para cada grupo de 8,7 pessoas; na capital do Estado, uma para cada grupo de 9,1 pessoas; em Maringá, é uma motocicleta para cada grupo de 6,9 pessoas.
Em outubro, foram licenciados 1.566 veículos, 34 a mais que no mês anterior. Março ainda detém o recorde de vendas: 2.366 unidades.
Se por um lado os números demonstram pujança econômica, representam, de outro, um perigo para a qualidade de vida, já que a infra-estrutura viária não cresce na mesma proporção da número de veículos. Os engarrafamentos são cada vez maiores e comuns em vários horários do dia.

3 pitacos:

Anônimo,  10:48  

É o típico problema gerado pela ineficácia e defasagem do Transporte Público de má qualidade que possuímos em Maringá. Será que as pessoas não vêem que passou da hora de cobrar do prefeito que ele cumpra a Lei e faça a abertura de processo licitatório para a Concessão do Transporte Coletivo de forma clara e "transparente" como ele afirma ser? Ah! Nem sei porque falo isso, afinal de contas, votou nele quem mais precisa do transporte coletivo e quem mais sofre andando nessas latas de sardinha que vivem entupidas e nem possuem ar-condicionado, já que deveria ser o mínimo de conforto oferecido com o valor alto da passagem que eles cobram. Essa história de cobrar um valor em dinheiro e outro em crédito no cartão passe-fácil, só existe aqui em Maringá mesmo, nessa terra de Império dos Barros.

Anônimo,  14:22  

Sem um sistema de transporte coletivo que funcione, sem uma rede integrada de ciclovias, sem calçadas utilizaveis e agora sem ruas suficentes, a coisa tende a empacar na bela Má-ringá.

Anônimo,  21:39  

Vale lembrar que o numero de 1500 a 1600 emplacamentos mes , se referem apenas ao veiculos zero quilometro, some-se a isso os usados que chegam diariamente as lojas de usados (vindos de todos sos cantos do pais)

Posso dizer sem medo que a frota deve crescer de 3 a 4 mil carros mes.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima