26.9.08

Aos jornalistas de Maringá

A seccional de Maringá do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina e Região acabou de divulgar a seguinte nota, dirigida aos jornalistas de Maringá:

Diante dos comentários em torno da atuação do Sindicato dos Jornalistas de Londrina, em relação às irregularidades do mercado, esclarecemos que a Seccional de Maringá não está parada e tem tomado, dentro de suas possibilidades, as medidas necessárias para coibir a prática ilegal da profissão. Durante nossa gestão, especialmente este ano, realizamos várias visitas aos órgãos de comunicação irregulares e em alguns casos levamos denúncias ao Ministério do Trabalho, aguardando soluções. A denúncia surgida esta semana contra o programa do sr. Renato Machado, na Rede Independência de Comunicação, será também motivo de fiscalização do Sindicato. Reconhecemos a falta de efetividade em nossas ações, muitas vezes sequer divulgadas para a categoria por falta de um canal de comunicação, no entanto, não estamos omissos. Consideramos oportuna a discussão levantada neste momento para que o nosso sindicato ganhe força, afinal, só com a participação e união de todos podemos ter voz e fortalecer as nossas lutas. Enquanto todos ficarem mais preocupados em criticar do que participar, dificilmente vamos avançar. A desmobilização dos jornalistas em nossa cidade é histórica. Quem sabe seja esta a hora de mudar!

23 pitacos:

Anônimo,  12:40  

pois é, será que vão tomar atitudes mesmo, porque tem mais canais aqui onde "estágiarios" estão fazendo reportagens...

Anônimo,  14:00  

Acorda sim Ayoub. Esse sindicato não está fazendo nada por ninguém. Maringá já contribuiu muito, mas não teve nada. Aí todo mundo caiu fora mesmo. A mesmo porcaria é a tal da Fenaj, que lava as mãos quando recebe denuncias. Estamos todos abandonados, então... cada um por si e contra todos.

Anônimo,  14:26  

Será mesmo que esses pretensos profissionais da cidade viram mesmo chegar a hora de discutirmos as coisas transparentemente, sem a covardia do anonimato? Será que terão mesmo essa coragem, depois de tantos anos de omissão? Será que finalmente vão tirar a venda e a mordaça? O caos em picaretagem em que a cidade se encontra é fruto da hisktórica atuação covarde dos jornalistas maringaenses. Não venham lamber as feridas e apontar o dedo para o sindicato, que faz o que pode. O que cada um aí fez - incluindo o senhor, doutor Rigon - diante de cada descalabro que apareceu? Quando precisam de atuação política, apontam o dedo para o Sindicato de Londrina, mas quando querem resolver algum problema burocrático recorrem ao Sindicato do Paraná, em Curitiba. Então que se desliguem de Londrina e vão para Curitiba!

Anônimo,  16:04  

Outro dia, avistei duas jornalistas diretoras do Sindicato, fazendo uma visita ao todo poderoso Michael.
E um amigo me disse que tambem as encontrou na RedeTV de Maringá.
O pessoal ta sim trabalhando e muito, o problema é agilizar o DRT para que faça as fiscalizações.
A situação por lá é de abandono. Não tem fiscais capazes de fiscalizarem, nem água tem no bebedouro.Dá até pauta.
A nossa classe sempre foi desunida, quem sabe os jornalistas enfim se unirão.Na época do Messias era a mesma coisa, so que tinham escritório e alguem que cuidava da seccional. Naum adianta apelar para o Ayoub e sim apelar para a nossa consciencia e ajudar o pessoal da seccional ir em frente. Em Londrina o Ayoub naum tem feito nada, pelo menos um amigo de lá me informou.
Bem que a seccional poderia ter um blog, para expor o seu trabalho
Estou com voces, meninas.Joguem duro com os donos dos canais de TV e com os donos das emissoras de radio. Os picaretas existem, porque os proprietarios naum respeitam as leis e pagam mixaria.
Este professor que está na CBN , é outra vergonha.

Anônimo,  16:51  

Nunca a Seccional do Sindicato em Maringá, foi atuante quanto agora. Por lá passaram-se diversas diretorias e nada foi feito para a categoria. E esta passividade dos profissionais que estão na dianteira da Seccional de Maringá,não são os verdadeiros culpados. Bem que tentaram realizar algo, mas Londrina, com uma diretoria totalmente inexpressiva, nunca apoiou a Seccional daqui.
A Diretoria da Seccional de Maringá é formada por sérios profissionais e sou testemunha do trabalho sério que tentam implantar na cidade. Porém, Londrina empata.
O Ayoub é outro que não faz nada, bem como a Raquel. POrtanto acredito que a equipe que atua em Maringá, poderá sim lutar melhor pela categoria.
Acredito que o melhor para a Seccional daqui seria desligar-se de Londrina.E firmar laços, como Seccional de Curitiba, onde é mais organizada.E concordo quando um anônimo em mensagem postada em tópico abaixo sobre o picareta do SEAB, que a culpa é sim dos profissionais da cidade que mesmo sabendo das irregulariedades, ficam omissos. Usam do anonimato para fugirem de suas reais responsabilidades.E só criticam.
Qual profissional da área apoiou os companheiros como Fischer, Ligia, Zanata e outros que foram demitidos dos meios de Comunicação em Maringá, sem saberem o motivo de suas demissões ?
Bando de hipócritas que por menos de 1 salário (piso), trabalham nos orgãos de Comunicação, não se dando o devido respeito profissional.
Culpar o Sindicato é fácil.E chamar o Ayoub é mais fácil ainda. O difícil é colocar a cara para bater e ajudar nas mudanças.
A Seccional de Maringá tem a melhor Diretoria de todos os tempos, mas para que ela atue melhor, precisamos fazer a nossa parte. APOIA-LA !!!!!

Anônimo,  17:18  

Chegou a hora de darmos força para o pessoal da seccional, gente. Vamos nos unir de uma vez por todas, caramba. Os patrões estão cagando na nossa cabeça. Acordem!

Anônimo,  17:49  

O anônimo das 16:04, foi muito feliz em seu comentário. Apóio e avaliso suas palavras.
Enquanto profissionais capacitados não se dão o seu devido respeito e nem valor, o mercado ficará assim prostituido.
O piso salarial do jornalista é apenas o mínimo que cada companheiro deve receber quando adentrar a um Veículo de Comunicação, saindo de uma Faculdade de Comunicação ( Jornalismo).
Hoje, os profissionais com experiência não ganham menos que 03salários referente ao (piso).
E pergunto a vcs.
Por que em Maringá ter 02 Faculdades de Jornalismo ?
Primeiro que não temos mercado suficiente para suprir os profissionais que já existem e outra, saem das Faculdades totalmente cru e entram no mercado com valor abaixo do piso. Soube que um dos estudantes do Cesumar que trabalha na REDETV, ganha aproximadamente 800 reais.
Que fechem ambos os cursos, porque são fracos e colocam profissionais sem nenhuma capacitação no mercado.
Retornando ao raciocínio do anônimo das 16:51.De que serve a Seccional de Maringá estar atrelada com Londrina, se por lá a situação é seríssima também. Um bando de oportunistas que atuam no Sindicato por lá.
Gostaria de também saber o que Londrina fez quando o Zanata , Ligia e Fischer foram demitidos da empresa em que eles trabalharam ?
Aposto que nada fizeram e não farão.
Pessoal da Seccional daqui, continuem o trabalho de vcs. Os ví outro dia no Diário e pelo andar da carruagem a Valdete e a Lígia estavam saindo no pau com o Michael.
Fiquei só na observação. É isto aí,tem o meu apoio.
E voces cambada de acomodados, ajudem o pessoal da Seccional de Maringá e parem de reclamar e de levarem denúncias para Curitiba. Temos aqui os nossos representantes.

Anônimo,  22:39  

Sou amigo da ligia e posso adiantar aos interessados que o Sind de Londrina não fez absolutamente nada por ela e nem pelo Zanata.
Se eu fosse ela cairia era fora deste sindicato, ele naum merece a luta dela.Esperto foi o Zanata que desapareceu do sindicato.
Quando houve a eleição da chapa atual da diretoria de maringá, ajudei a minha amiga. Ela se matou de tanto trabalhar,contatando os jornalistas para votarem.
E quando precisou de um posicionamento do sindicato, nem a diretoria da seccional foi a publico apoia-la.
Fala ai Zanata o que o sindicato fez por vc ?
Poderiam fechar o sindicato de londrina que naum serve para nada.
Amiga

Anônimo,  23:21  

Em relação ao Zanata, foi a mesma coisa. Trabalhavamos juntos.
A melhor opção desta diretoria de Maringá é na minha opinião desligar-se de Londrina e criar um Sindicato próprio em Maringá.Fica aí a minha sugestão para a ligia, fischer e valdete josé

Anônimo,  23:27  

Curitiba, já!!!

Anônimo,  23:29  

Abaixo a reversão salarial! Isso é um abuso contra o sindicalizado. Roubalheira das grossas. O sindicato já cobra mensalidade, pra que cobrar taxa extorsiva pra negociar reajuste salarial de 5%?

Anônimo,  23:37  

Senhor rigon, quem faz parte da diretoria da seccional de maringa?

Anônimo,  23:40  

Sinceramente esse Sindicato de Londrina não está com nada.
Maringá precisa ter o seu próprio Sindicato...não adianta lutar e morrer na praia....se Londrina não dá condições de trabalho para Maringá o que fazer meu povo?

Anônimo,  23:41  

O Sindicato de Londrina não tem infra-estrutura para cuidar de maringá não...não ajudam nem com os custos o que eles querem que todos trabalham fiscalizando de graça...

Anônimo,  00:04  

O anônimo está certo. O pessoal que atua em Maringá, tiram do seu próprio bolso dinheiro para se movimentarem.
Fiz parte do sindicato na época do rigon e do messias, e era a mesma coisa.
Uma pena uma diretoria competente naum ter estrutura decente para trabalhar.
Para que servem o ayoub e cia ltda de Londrina ?
Pessoal, vamos ajudar esta diretoria de Maringá, isto sim.
Deixemos o pessoal de Londrina por lá.

Anônimo,  00:07  

se tem dois diretores que admiro pela coragem são as jornalistas ligia e valdete.
Jogam pesado.
Soube que na redetv, fizeram o arrogante do Marcelo, ficar quieto.
Só falta apoio para estas meninas.
Tem o meu.

Anônimo,  00:16  

Aos diretores da seccional de maringá, fundem um sindicato próprio e ampliem para os estudantes de jornalismo.
Estaremos com vcs.
Paulo

Anônimo,  00:21  

Perguntar naum ofende
O Edvaldo Magro editor do Hoje Maringá é jornalista ?
Por favor, alguem pode me responder ?

Anônimo,  00:58  

Hora de todos os jornalistas se unirem e lutarem juntos com a Diretoria de nossa Seccional,para traçarmos os objetivos da categoria.E refletir se vale a pena ou naum continuarmos ligados ao Sind de Londrina.
O trabalho do pessoal da diretoria continua na fiscalização e nós, jornalistas em Maringá e região, vamos ajuda-los mobilizando o pessoal para uma reunião extraordinária.
O que acham ?
O Rigon poderia nos ajudar e muito com o seu blog, já que o Sind não dispõe de blog e muito menos de site.
Só desta forma poderemos unir forças e lutar por nossos interesses.
Dou o meu total apoio ao pessoal da atual diretoria da seccional de Maringá.
Vamos em frente minha gente
Quem toparia ?

Anônimo,  13:38  

ligia, parabens pela organização do debate na radio pe vermelho
Ouvi pela radio.
Vc é uma jornalista a qual respeito
Toda a sorte do mundo para vc.
Wagner ( estudante de jornalismo-Fac. Maringá)

Anônimo,  18:40  

Os estagiarios estão em toda parte, tirando o trabalho dos jornalistas experientes.
Que a Seccional de Maringá faça fiscalização nas assessorias de Imprensa e nas emissoras de rádio.
Qual o jornalista que assina a programação da rádio Cultura ?

Anônimo,  17:57  

Não é só nos veículos de comunicação não. Na prefeitura a situação para nós, em termos de respeito profissional, é caótica. Os jornalistas ganham como CCs e têm jornada de trabalho como CCs. Ou seja, ganham bem menos que o piso e trabalham muito mais. Se é vergonhoso um empresário aviltando nossa profissão, o que dizer de um órgão público?

Anônimo,  14:03  

Vamos chacoalhar a poeira e fazer akguma coisa,gente.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima