Mosaico (quarta)
Dúvida
Em quem votará Silvio II (PP) para deputado federal: no irmão Ricardo ou no tio Christopher Peter Bueno Neto, irmão de dona Bárbara, que é candidato a deputado federal pelo PL, na coligação do PT?
De fora
Fora os candidatos já conhecidos, na relação do TRE aparecem alguns que já desistiram, como Carlos Roberto Pupin (PDT), que vai coordenar a campanha de Osmar Dias.
É o caso também de João Alves Correia (PMDB), que, segundo um assessor, anunciará o apoio a Cida Barros (PP).
Novos nomes
Entre as novidades da lista oficial do TRE estão as candidaturas de outros maringaenses, como Adevanil Generoso (estadual, PDT), Aparecido Bianco (estadual, PT), Assendino Santana (estadual, PRTB), Christopher Peter Bueno Netto (federal, PL), Vandir Aparecido Ribeiro (Zé da Galinha estadual), cabo Nonato (estadual, Psol) e Emídio Rosendo Campos (estadual, PRTB).
Emídio foi vereador em Assis Chateaubriand, teve 352 votos para vereador e foi CC6 de Silvio II, e é conhecido como Coelhão.
Ligações
São candidatos também algumas pessoas que têm vínculos com Maringá. É o caso de Michele Caputo Neto (estadual, PSDB), que tem família aqui mas sai por Curitiba; e do pastor Eli Rangel (estadual, PFL), que já foi candidato a vereador aqui.
Bim Bim
Outra novidade é a candidatura de Adão Alves do Amaral (PMDB), o Bim Bim, vereador em Paiçandu.
Em 2002, quando era novidade, também disputou a Câmara Federal, fazendo 4.202 votos. Só em Paiçandu fez 1.191 votos, mais que Marino Gonçalves e Valdomiro Meger.
Dois
Há dois Verri nas eleições: Ênio José Verri é candidato a deputado federal pelo PT, e o professor Waldiceu Aparecido Verri é candidato a estadual, pelo PSB.
Análise
Pela primeira leitura das candidaturas, dr. Batista tem hoje as melhores chances para chegar à Assembléia Legislativa.
Seu pequeno PMN, por causa da frentinha chamada Coligação Renova Já, tem hoje o mesmo poder de fogo de grandes articulações políticas locais.
Apostando
O senador Álvaro Dias (PSDB) disse domingo, em Maringá, que a frentinha da qual dr. Batista faz parte deve eleger pelo menos dois parlamentares estaduais no Paraná, e ele mostra confiança no desempenho do médico maringaense.
Do outro lado
Lembram do filme Dormindo com inimigo? Não é que a chamada base peemedebista maringaense entrou com ação judicial contra o tal Movimento de Defesa dos Servidores Municipais de Maringá, por ter colocado números mentirosos em outdoors que elogiavam Silvio II?
Mais uma pergunta: sabe quem é o líder do tal movimento? Um peemedebista, William Gentil da Costa, que foi candidato a vereador em 2004.
Recompensa
Pela coragem de atacar o governador do próprio partido e de ter criticado a presidente do Sismmar, Ana Pagamunici, por causa da greve, William está ganhando um CC de Silvio II.
Coordenação
Estava sendo discutida ontem, em Curitiba, polêmica questão da coordenação da campanha de Requião na região de Maringá.
Silvio Chaves, de Nova Esperança, era o nome apontado e contra quem existe resistência.
Queria mais
Silvio II chegou a pedir 40 minutos para suas considerações iniciais, no debate de hoje da OAB.
Quem peitou
Em todo o processo para comparecer ao debate que ele próprio pediu, Silvio foi representado pelo advogado Ulisses Maia, diretor do Procon de direito e chefe de Gabinete de fato.
Por quê? 1
A administração está gastando grande esforço para regularizar algumas coisas erradas na cidade. Essa energia poderia se voltar, porém, em favor de interesses coletivos e não individuais.
Por quê? 2
Vejam o caso do Edifício Salvador Dali, no entorno do Parque do Ingá. A lei proíbe a construção, mas ela obteve alvará.
O Ministério Público informou a prefeitura, como se ela não soubesse, que ali não pode, pois fere a legislação de uso e ocupação do solo.
Por quê? 3
A prefeitura, no entanto, está dispendendo tempo e esforço para advogar em favor da obra.
Um advogado pago com dinheiro público foi designado para atender especialmente o caso e fazer com que a obra seja sim construída. Tudo, como outras coisas nesta administração, soa muito estranho.
Repercussão
Jornais de todo o Brasil repercutiram neste início de semana a relação dos deputados que respondem a processos, entre eles 9 do Paraná (1/3 da bancada!), um deles de Maringá.
Claro, todos eles negam a veracidade das informações.
Campanhas
Duas ONGs (Transparência Brasil e Instituto Brasileiro de Ética Social) promovem campanhas pedindo que o eleitor não vote em candidatos envolvidos em algum tipo de escândalo ou respondendo a processos, por que buscam mandatos para se esconder da Justiça.
Ranking
Aliás, segundo leitor, é o PMDB que lidera o ranking dos deputados processados. São 23. Depois vem o PP, com 17, o PSDB com 13 e o PL com 12.
Agenda de shows
O Rappa faz show em Maringá no próximo dia 4, na arena coberta do parque internacional de exposições.
Dia 22 de setembro, no pavilhão azul, será a vez dos Paralamas do Sucesso.
Neófito
Na sexta-feira um candidato a deputado estadual, estreante na política maringaense, reuniu possíveis eleitores num jantar em elegante hotel da cidade.
Pelos seus cálculos, terá exatos 54 mil votos em sua estréia como político.
Ô boca!
Na campanha eleitoral, Silvio II mostrava na televisão que o PT tinha 800 CCs na administração e prometia reduzir. Dizem que ele somava CCs e FGs para chegar a este número.
Em sua administração, Silvio II criou 1.017 CCs e FGs.
Ofertas
Está circulando mais um Jornal de Ofertas Imobiliárias, editado pela Venâncio Comunicação, de Claudomiro Venâncio, destacando a posse da diretoria da Aeam.
Férias
A coluna volta a ser publicada na próxima terça-feira.Engenheiro - Osvaldo Félix, o conhecido Azulão da Copel, ao lado do filho André, recém-formado engenheiro eletricista na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), de Cuiabá.
2 pitacos:
A Cida sendo apoaiada pelo João Alves? AH! Ai tem coisa!
Tem mais...
Este sr. Willian Gentil é FG de Sílvio II e assumiu este movimento que nada tem a ver com os servidores municipais apenas para encobrir as ações do prefeito perfeito!!!
Os out doors espalhados pela cidade com mentiras deslavadas devem ter custado uma soma considerável. De onde tiraria dinheiro uma entidade deste tipo ?
Como se não bastasse, ainda este sr. foi o candidato do prefeito à eleição para a presidência do Sismmar.
Imaginem se ele tivesse sido eleito?
Um pelegão representando os servidores junto à prefeitura ?
Ainda bem que os servidores tiveram lucidez para votar.
O movimento tem um só lider...
nem preciso dizer quem é ...
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.